segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fenomenal


Segunda-feira chuvosa. Em casa. Sem saco pra nada. Aff... Neste hiato da vida, penso nela. A vida tem me dado bons e maus frutos, tal como um dia plantei. Acabei, na pressa da adolescência, misturando boas e más sementes. Deu no que deu. Daquela época, pago os juros até hoje. Mas como havia boas sementes, os juros não são tão altos. Dá pra rolar (e, por vezes, me enrolar).

Dois mil e nove vem acompanhado da marola da crise. Em tempos difíceis, não se pode desperdiçar nada; e o primeiro que elegemos é o “yakisobra”, o prato da temporada. Perfex, por exemplo, vai conhecer a reencarnação na Brastemp; três minutos entre a Flora e a Donatela, desliga-se a televisão. O controle remoto já vive na mão mesmo, basta colocar um relógio digital ao lado. Música só em caso de festa; e à noite, os candelabros voltam à moda. Estava pensando em trocar a porta da geladeira por uma porta de vidro, evitando assim, o pensar e filosofar com a porta aberta. Desisti, pois sairia mais caro.

A depressão nesta hora é uma questão de segundos. Pronto. Chegou! Estou deprimido. Qualquer caminhão da Comlurb que passa e eu já grito: Táxi! Táxi! Neste exato momento (vejam como todo ser humano é um canalha em potencial), tenho súbita vontade de ler algo escrito por Chico Xavier. Abro o primeiro que encontro na minha vasta biblioteca de cinqüenta livros e encontro sábias palavras que caberiam bem a qualquer um, em qualquer ocasião. Trocando em miúdos, isto é leitura para tudo. E para sempre.

Vou lentamente melhorando da minha pasmaceira, pois um pensamento começa a corroer minha mente: - quinta tem futebol. Que legal! Rever os amigos, tomar chopp, sacanear o próximo, quanta coisa legal! Ah, tem a bola também. Mas ela é apenas um detalhe para nos encontrarmos. Como diria um grande amigo carioca-paulista, o futebol é um agregador por natureza. Agrega alegria e tristeza. Tristeza no caso de contusão, claro. Mergulhado neste tema, embarco resoluto no meu intento, preparando a bolsa para quinta. Chuteira, calção, camisas, meião, toalha... Ih, hoje é segunda ainda. Que saco! De qualquer forma, é sempre bom ter algum objetivo na vida. Nem que seja às quintas. Chico Xavier é fenomenal.

Um comentário:

MTB disse...

O Chico É...o resto ainda virá a ser. Se ele lesse isso ia ficar aborrecido comigo, mas, o que fazer?